Manual do uniforme

Uniforme de Campo para Desbravadores
Regulamentação segundo o novo Manual do Uniforme:
Uniforme de Atividades
Usado sempre que possível, para identificação visual. Sobre o uniforme de atividades deverá ser usado o lenço oficial. O clube não poderá criar um lenço paralelo. O uniforme da Associação ou Missão será definido pelo campo local (MOSR). Sua composição básica terá:
a. Obrigatório:
Camiseta com identificação do Campo e o emblema D4.
b. Opcional
· Calça, Bermuda ou Saia Jeans ou outro tecido, exceto camuflado.
· Cobertura – Boné com o emblema D4. Os líderes investidos poderão usar o chapéu do Clube de Líderes, modelo australiano em azul marinho com o L D4, onde poderão colocar pins e botons.
· Cinto – preto com fivela prata com o D4
· Prendedor de lenço da Associação ou Missão. Regional ou clube tem a liberdade para criar seu próprio prendedor usando o emblema D4. Este prendedor não poderá ser usado com o uniforme oficial. (Regulamento MOSR – Seja qual for, deve ser padrão para todo o clube)
Uniforme do Clube - Opcional. Definido conforme critério do clube, aprovado pelo Campo local e submetido aComissão da igreja. O clube só poderá confeccionar seu uniforme de atividades, após possuir o uniforme de gala. Sua composição terá:
a. Obrigatório
Camiseta com identificação do Clube, do Campo e o emblema D4.
b. Opcional
Calça, Bermuda ou Saia. De acordo com o critério da igreja local.
Calçado = tênis
Cobertura – Boné na cor e modelo definido pelo Clube, ou chapéu tipo australiano com emblema D4 e L D4 conforme investidura. Nesta cobertura poderão ser usados pins e bontons.
Agasalho – Definido pelo clube e com o uso do emblema D5.
Para uniforme do Clube de Líderes consultar o manual da Divisão Sul Americana, pg. 46-47 e a regra da União Sul Brasileira.
Regulamento da MOSR
1.1 - O clube define as cores, mas a MOSR aconselha e recomenda que estejam em harmonia com as cores da bandeira do clube em questão. Não a bandeira dos Desbravadores, mas a bandeira do seu clube!
1.2 As costas da camiseta devem conter o logo, emblema, brasão ou escudo do clube. No topo deve estar a inscrição com o nome do clube e abaixo da arte, o nome da cidade seguida da sigla RS identificando nosso estado. Cuidar para que fique em altura que não seja escondida pelo lenço.
1.3 Manga esquerda deve conter o brasão da região, escudo ou dizeres de seu slogam ou ideal. Este brasão deve ser criado e convencionados pelos regionais de cada região, respeitando as proporções de 7,5 centímetros de altura. Este emblema deve ser um padrão e consenso para os Desbravadores e Aventureiros daquela região. Caso a região não convencione nenhum emblema, brasão ou escudo, o clube deve usar a inscrição com o número de sua regiãona mesma manga.
1.4 O emblema D4 (fundo da américa do sul) deve estar peito, canto esquerdo, nas cores próprias.
1.5 O nome do Desbravador na camiseta é opcional e se ocorrer, deve estar na frente da camiseta.
2 A cor da calça, tênis, meias e bermudas é conforme definição do clube.
3 O uso do uniforme de campo é permitido apenas em atividades solicitadas pelo clube e mesmo sendo pago pelo Desbravador, sempre é uma propriedade do clube. Saindo do clube, deve entregar a camiseta, exceto sob a permissão do clube para que o Desbravador continue na posse do mesmo.
4 O uso do uniforme de atividades é obrigatório em todas as atividades do clube que não seja solicitado o uniforme de gala.
5 As regras descritas acima já estão em vigor e os clubes tem prazo até 1º de janeiro de 2012 para estarem plenamente adequados.